quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Diário de uma Voluntária de Saltos #10

"Mas quem é que deixou a porta do congelador aberta?!"
Foi esta a reação que tive hoje quando saí de casa. Confesso que custa um pouco deixar a cama quentinha num dia destes, especialmente em época de férias. Mas, como se costuma dizer, mãos frias coração quente. E lá vou eu para mais um dia de voluntariado.
Modo de hoje: muita conversa e pouco trabalho.
Ainda presa no meio do meu habitual abraço de bom dia, fez logo questão de me dizer que não tinha o nome no quadro e que não tinha recados. Que linda, a portar-se "bem" como a Amiga Grande quer.
Foi complicado acabar o exercício depois de eu chegar. Aparentemente havia todo um leque de novidades e temas muito mais interessantes do que copiar umas letras meia dúzia de vezes.
"- A Miram já estava a dizer que vocês não vinham... Mas eu sabia que tu vinhas. E vieste!"
Senta-se, pega no lápis, olha para o livro mas não faz nada. Olha para mim e vem na minha direção como quem quer contar um segredo:
"- Sabes uma coisa, tenho um namorado.
- A serio?! Como é que se chama?
- Diogo. E é do 2º ano. Já namoramos há muito tempo sabes, desde que andavamos na creche! Desde os 3 anos!!
- Então e só me contas agora? E como é que andaram os dois juntos na creche se ele é mais velho?"
Debatemos o assunto durante uns minutos mas não chegamos a conclusão nenhuma.
"- Eu e a Íris somos namoradas dele.
- Ele tem duas namoradas?!
- Sim.
- E tu deixas?!
- Sim. A Íris é minha prima...
- Ah pronto. Assim fica tudo em família.
- Ele disse que gostava muito de mim. Disse que me amava!!
- E tu, também gostas dele?
- Sim.
- Está bem."
Como é tudo tão simples e ingénuo nesta idade. Menos o Diogo. Sim, esse é só esperto.
E eis que, de repente, ela faz A pergunta:
"- Estás em que ano? E estudas o quê?"
Pronto, cá está ela. Sinceramente, já tinha estranhado que ela nunca tivesse perguntado nada sobre a minha escola, sendo ela uma criança tão curiosa. Tentei explicar-lhe que estava numa escola de crescidos onde se aprende o que temos de fazer antes de ir trabalhar. No que toca ao que eu estudo, disse-lhe que estudava o ambiente (não podemos dizer que somos estudantes de psicologia, portanto lembrei-me de uma cadeira que tive no semestre passado Comportamento Humano e Ambiente) algo que ela não fazia a mínima do que era. Disse-lhe que tinha a ver com a poluição e as árvores... Mas a dúvida manteve-se: "-Então mas o que é que queres ser quando fores grande?". Disse-lhe que ainda não sabia, que ainda estava a pensar sobre isso. Disse-me para ser enfermeira ou médica (pffff, claro). Perguntei porque é que eu haveria de querer ser isso. Se era para tratar dela. Assim meia envergonhada disse que não. Que era porque ela também queria ser "ou médica ou enfermeira ou veterinária ou cabeleireira". Disse-lhe que ia pensar bem sobre o assunto.
Hoje foi o dia de ele ajudar a distribuir o leite na hora do lanche. E lá foi ela toda contente, qual vedeta a pavonear-se pela sala com as suas botas de glitter dourado (muito shine bright like a diamond). Enquanto lanchava perguntou-me se hoje podiamos ficar a brincar lá fora. Disse-lhe que sim, mas logo mudou de ideias quando ouviu a Miriam dizer à Amiga Grande dela que queria ir para o ginásio. E lá fomos nós, para o ginásio e mais além.


Lá andava ela entretida entre arcos, colchões, cordas e uma bola de basketball. Decide começar aos pontapés à bola. Disse-lhe que aquela bola era para jogar com as mãos e não com os pés. Volta a repetir a gracinha e volto a dizer-lhe para não fazer aquilo. E cá vai o 1º amuo (ligeiro vá) do dia. Pois é, custa ouvir não, não custa? Mas bem te podes ir habituando. Tu podes ter um feitio difícil mas eu também sei ser muito teimosa.
No meio de toda a brincadeira lá veio ao de cima a relação amor-ódio das duas. Porque uma não queria brincar com a outra, porque "já não és mais minha amiga". Dia já não era dia se não houvesse isto não é?
Farta-se e pede-me para irmos para a biblioteca. Disse que sim, mas que primeiro tinha de arrumar tudo o que tinha tirado do sítio. "Não" e vai em direção à porta. Ok, está na hora de ser assertiva e ter voz firme. Não saí do sítio e, desta vez, bastou chamar duas vezes. Arrumou tudo sozinha e fomos embora.
Quando chegamos à biblioteca pede-me para lhe ler um livro do Egas e do Becas e pergunta-me se todas as semanas lhe posso ler uma história. Disse-lhe que, se quisesse, eu o podia fazer (embora saiba que, muito provavelmente, não vai acontecer). Sentei-me ao lado dela a ler. Após 3 páginas pediu-me para passar para o final. Depois deu-me para as mãos o livro da Casinha de Chocolate mas também rapidamente se fartou. Por fim, a Cinderela. O livro preferido dela. Mas não tivemos tempo de o ler até ao fim porque estava na hora de vir embora. E, depois do 2º mini amuo do dia, concordamos em marcar o livro com um bocadinho de papel e acabá-lo para a semana. Entretanto a Amiga Grande da Miriam entra e diz que já estavam todos na sala e que iam fazer pão. Ui! Acho que nunca a vi ir para a sala com tanta pressa. Quando estou a fechar a porta já estava ela a abrir a porta da sala. "Olha xau!" gritei-lhe eu. Veio logo para trás a correr dar-me um abraço e despedir-se de mim e da outra Amiga Grande. Ai, ai minha pestinha trapalhona.


Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

2 comentários: